Cidades

Coronavírus: sobe para 26 o número de casos confirmados em Niterói

Três dos 26 casos confirmados são de pacientes em estado grave. Foto: Arquivo/ Plantão Enfoco

No final da noite desta quarta-feira (25) o governo municipal anunciou que os casos confirmados continuam a subir em Niterói, passando de 21 para 26 em 24 horas. Além disso, o prefeito Rodrigo Neves esclareceu que deste total, três estão em estado grave em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) de hospitais da rede particular.

"Os casos chegaram a 26 confirmados, já temos um óbito, mas graças as medidas de isolamento social, de todas as regiões o crescimento tem sido menor. Fora qualquer pensamento político, com essa medida de amor a vida, estamos conseguindo conter a propagação do coronavírus de Niterói", esclareceu Neves que afirmou ainda que a quarentena no município será mantida até 10 de abril.

O prefeito explicou que até o momento ainda não há transmissão comunitária em Niterói, mas que isso deve acontecer nos próximos dias, por isso a importância de se ficar em casa. "A gente tem conseguido por enquanto organizar o processo e garantir que o crescimento do número de casos se mantivesse controlado", explicou.

O secretário de saúde de Niterói Rodrigo Oliveira explicou que " a mortalidade [do coronavírus] está associada a capacidade do sistema de saúde em atender adequadamente seus pacientes", por conta disso a prefeitura corre contra o relógio para disponibilizar mais leitos e reduzir ao máximo o crescimento diário dos contaminados.

"Estamos trabalhando dia e noite para ampliar o número de leitos, para quando a circulação do vírus aumentar, o setor público conseguir atender", completou o Oliveira que é médico sanitarista.

Rodrigo Neves aproveitou o pronunciamento para pedir mais uma vez que as pessoas fiquem em casa, indo contra as declarações do presidente Jair Bolsonaro, mas ele justificou o isolamento social de Niterói e criticou as cidades que o fizeram sem ter casos confirmados.

"Permitir que os jovens saiam para as ruas, eles vão voltar para dentro de casa e transmitir o vírus para seus pais e avós, por isso a importância de ficar dentro de casa. 90% das cidades do Brasil não tem casos confirmados e terão nos próximos dias, por isso não dá para antecipar [isolamento social]. Mas casos como o Rio e Niterói que já tem casos confirmados, essas cidades tem que preservar seus cidadãos. Não podemos ser irresponsáveis com a vida dos outros", afirmou.

< Niterói lança programas para salvar funcionários da demissão Estado contingencia R$ 7,6 bilhões e suspende novas despesas não essenciais <